Acesso à informação
Plataforma Arouca
Portal do Profissional de Saúde - Versão Beta
O que é a Plataforma Arouca?
A Plataforma Arouca é o Sistema de Informação dos Profissionais de Saúde do Brasil.

Nela é possível acessar um mapa de oportunidades educacionais, sejam de curta ou longa duração, de caráter mais prático ou acadêmico, presenciais ou a distância que são financiadas com recursos públicos para qualificar os trabalhadores do SUS.

Na Plataforma o profissional poderá: visualizar as oportunidades educacionais mais próximas da sua cidade e do seu local de trabalho, obter mais informações sobre os procedimentos para conseguir uma vaga e manifestar para o Ministério da Saúde seu interesse nesses cursos.

O trabalhador também terá acesso a um histórico de suas atividades profissionais e educacionais, podendo comprovar sua experiência por meio de um currículo integrado. Esse histórico será alimentado automaticamente pelos empregadores e pelas instituições educacionais, e o trabalhador poderá retificar essas informações ou agregar outras atividades que considerar importantes.

Para os gestores dos três níveis de governo, a Plataforma Arouca poderá ser utilizada como um dispositivo de organização das informações atualmente dispersas das várias iniciativas educacionais em suas jurisdições, servindo com instrumento de apoio ao acompanhamento e planejamento das iniciativas de educação para qualificação dos seus trabalhadores.

Para as instituições educacionais a Plataforma facilitará ofertas articuladas em redes de educação a distância, apoiará o intercâmbio de estudantes e facilitará a revalidação de créditos educacionais, respeitando a mobilidade dos trabalhadores de saúde ao mesmo tempo em que preserva sua história.

A plataforma está em implantação gradativa, tendo iniciado pelo componente de registro e consulta de ofertas educacionais pelos profissionais e gestores de saúde.

Seja bem-vindo.
Faça seu login